A origem do tecido de xadrez escocês

13 Set

O tecido de xadrez escocês é um tipo de tecido com um desenho de quadrados e líneas estampadas de larguras e cores diferentes. O original, fabricado com lã, tinha uma trama tecida em sarja simples onde passavam-se dois fios acima e dois debaixo. Tam,bém chamado de “Tartan”, a sua origem remonta ao século XVIII quando começou a ser utilizado como símbolo dos clãs escoceses. Tratava-se de uma espécie de brasão cujo uso era exclusivo e identificava as famílias mais distinguidas. No início, os enemigos e os aliados diferenciavam-se pelas cores e as líneas estampadas em fitas que amarravam-se aos gorros. Mais adiante, começaram a usar-se nos kilts, as típicas saias escocesas. No final do século XIX, todos os clãs reconhecidos tinham os seus tartãs como símbolos distintivos.

Os primeiros tartãs estavam compostos de xadreses simples de 2 ou 3 cores e as cores obtinham-se a partir de plantas, raízes e bajas. Os corantes vegetais e as qualidades das lãs dos tartãs dependia das matérias primas disponíveis nas regiões onde eram fabricados. Deste jeito, os motivos dos tecidos, foram associando-se progressivamente às regiões da Escócia e
mais adiante aos clãs. Hoje em dia, quando falamos de tartan, referimos-nos ao estampado de xadreses e não obrigatóriamente ao tecido. Este tecido caracteriza-se por sua leveza, devida ao tratamento de lã com o qual se produz, com uma trama fechada e densa para proteger do frio.  O tecido escocês pode ser usado em blusas, sobretudos, e acessórios vários, entre outros. Pode estar composto de qualquer matéria prima cuja ligadura seja de tafetá ou sarja, e os fios tingidos em várias cores.

burberrysMuitos são os desenhadores que inspiraram-se nesta origem escocesa para fazer dela a pedra angular das suas coleções. Burberry, com mais de 80 anos como marca registrada, fez do seu “xadrez” bege, preto, vermelho e branco, a sua identidade inconfundível. Nos anos 70, a tendência hippy adotou esta moda; nos anos 80, o estilo “folk” caracterizou-se com os xadreses e nos anos 90 adicionou-se um toque de glamour com tecidos acetinados. Outros desenhadores como Alexander Mc’ Queen, Coco Chanel, Dolce & Gabbana o Just Cavalli, entre outros, adotaram com sucesso o tartan nos seus numerosos desfiles. Em definitiva, o tartan escocês continua muito presente na moda, assim como muitos outros tecidos inspirados nele: o “madrás”, originário da Índia, o príncipe-de-gales, pied-de-poule, tweeds, etc…

Em www.lojatecidos.com podem achar tecidos de xadreses escoceses na nossa secção Outono-inverno 2014. Esperamos que gostem!

Escoces rojo Escoces negro rojo Escoces gris Escoces blanco rojo viella cuadros rojos viella cuadros rojo azul viella cuadros blanco rojo viella cuadros blanco negro

 

Ainda sem comebtários

Deixe uma resposta